previous arrow
next arrow
Slider

É Páscoa

Umas das mais importantes festividades do calendário, a Páscoa originou-se com os judeus, tendo uma ressignificação com a ascensão do cristianismo.

As datas e comemorações tomaram mais forma e são mais populares após um acontecimento; a crucificação de Cristo. A palavra “páscoa” deriva de três idiomas, são eles “Pessach”, no hebraico, “Pascha”, no latim, e “Paskha”, no grego.

A comemoração feita pelos judeus tem como fundamento a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. O significado da palavra “Pessach” é “passagem”, o fato em si ocorre após uma ordem expressa de Deus a Moisés (personagem do antigo testamento da bíblia), que a repassou ao povo hebreu.

Segundo esse texto que se encontra no livro de Êxodo cap. 12, a história diz que um anjo da morte passaria pelo Egito, essa seria a décima praga, que foi responsável pela dizimação de todos os primogênitos daquela terra.

Nessa visão é celebrada a passagem do anjo da morte sem causar danos ao povo hebreu que tinham a marca do sangue de um cordeiro, que segundo a ordem dada a Moisés,  teria que ser passado nos umbrais da porta de suas casas.

A Páscoa Cristã tem sua celebração baseada nos seguintes pilares; a crucificação, morte e ressurreição de Cristo.

Jesus Cristo é considerado nessa visão como o Cordeiro de Deus que foi enviado ao mundo com a missão de salvar a humanidade através de seu sacrifício na cruz.

Após ter sido crucificado segundo a história bíblica, Jesus ressuscita ao terceiro dia, e todo esse feito divino teria ocorrido exatamente em uma data festiva daquela época, a Páscoa.

Muitos cristãos acreditam que esse feito teve uma grande mensagem, e ela dizia que havia um novo cordeiro, o nome dele era Jesus, e esse homem divino estaria agora salvando toda a humanidade através de seu sangue, que fora derramado em favor daqueles que viriam a acreditar nesse acontecimento histórico.

A data de comemoração da Páscoa é móvel e pode acontecer entre o período de 22 de março há 25 de abril. Data essa que foi estipulada pela Igreja Católica durante o concilio de Nicéia, que ocorreu em 325 D.C.

Temos ao longo da história algumas tradições como o coelho da Páscoa e os ovos, que foram através dos tempos sendo inseridas pelas tradições de outros povos.

O fato é que nesses dias tão difíceis que todos estamos vivendo, a Páscoa traz uma mensagem para muitos de paz e esperança.

Muitas das comemorações aconteceram em um almoço de família, muitos abraços e sorrisos, fato que hoje parece tão longínquo.

Mas segundo essa breve leitura, essa data sempre trouxe uma grande mensagem para toda a humanidade, e ela diz que há esperança e ela independe da realidade que os nossos olhos refletem.

Nessa data o que não pode faltar é a alegria e o brilho que a comemoração merece, e nesse quesito a Coronna Festas é especialista.

Para tornar esses momentos ainda mais inesquecíveis, oferecemos artigos de festas tais como balões com o tema da páscoa, balões com gás hélio, com ovos de páscoa dentro entre outros.

A todos os amigos, clientes e família, esses são os nossos votos, uma feliz Páscoa.

 

× Como posso te ajudar?